1º concurso de food photography – Eat local, think global

Talvez muitos de vós já estejam familiarizados com o conceito “Eating locally, thinking globally” e talvez até já o pratiquem. Acreditem, se fossemos nós a julgar as vossas fotos e a descrição contivesse referência a produtos locais e nacionais, já teriam uma vantagem. No entanto, e como acreditamos que não conseguíssemos ser totalmente imparciais como júri, relegamos essa tarefa aos vossos amigos, a outros seguidores do Mogu-Mogu e, quem sabe, a completos estranhos, no Facebook, que terão a tarefa de vos conceder, ou não, o seu like.

 

il_fullxfull.322134606

Mas, pensemos juntos por um segundo. Hoje, mais do que nunca, temos de ter consciência que as nossas acções, desde que acordamos até que nos vamos deitar, têm sempre alguma consequência a nível ecológico e ambiental. Talvez nos tenhamos esquecido da TV em standby ou deixemos o telemóvel a carregar mais tempo do que precisaria. Muitos de nós separamos o nosso lixo e reciclamos e, quem sabe, até podemos utilizar o nosso lixo orgânico como composto para uma pequena horta urbana. Mas já pararam para ponderar que as vossas escolhas culinárias também podem ter um impacto no ambiente?

Pois bem, basta pensar um pouco… É muito bom podermos ter ingredientes exóticos para os nosso pratos mais loucos, mas considerem a pegada ecológica que esses mesmos ingredientes deixaram para poderem chegar à vossa cozinha. A nossa última compra excêntrica, nesse sentido, foi uma garrafa de água de flor de laranjeira, do Líbano (que ainda deve ter feito bastantes desvios pelo caminho, em intermediários), e ainda hoje nos sentimos culpados quando olhamos para ela.

Por vezes, nem precisamos de ir muito longe para descobrirmos coisas de todos os dias que têm uma pegada ecológica grande. Na vossa fruteira, talvez tenham bananas da Colômbia ou do Equador, fruta originária do Brasil ou de outras paragens remotas… Por isso mesmo, é importante pensarmos “localmente” ou mesmo “nacionalmente”.

Ao adquirirmos produtos nacionais estamos a contribuir para um ambiente melhor, para além de estarmos a ajudar negócios e pequenos produtores portugueses. Não estamos aqui para vos falar de economia, nem nada que se pareça. Simplesmente queríamos dar-vos food for thought sobre o assunto e tentar levantar o véu para a importância das nossas acções individuais, nesta nossa aldeia global.

Quando forem ao supermercado comprar os ingredientes para a vossa receita de couscous de eleição, parem um pouco para pensar no impacto que podem ter, se todos os dias se esforçarem um pouco, e tentarem utilizar mais produtos locais.

Porque se todos nos juntarmos a fazer uma coisa boa, os resultados serão visíveis!  ( ^ _ ^)

 

Por isso, lembrem-se: Eat local, Think global!

 

Obrigada pelo vosso tempo! ( ゚▽゚)

Mogu-Mogu!! ヾ(^∇^)

Deixe um comentário